Reunião de Lula com Haddad para finalizar regulamentação da reforma tributária, após pausa na leitura pela aprovação de Medida Provisória.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou, hoje, a importância do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dedicar tempo às negociações com o Congresso Nacional para impulsionar a aprovação de iniciativas do Executivo.
‘É fundamental que Haddad interrompa a leitura de livros e se dedique às conversas com os parlamentares no Congresso Nacional’, ressaltou Lula durante evento no Palácio do Planalto, onde assinou uma Medida Provisória que estabelece o projeto, Acredita, com o objetivo de incentivar MEIs, Micro e Pequenas Empresas através de facilitação de crédito e renegociação de débitos.
Segundo o presidente, a colaboração do Congresso Nacional é essencial, mesmo que não haja obrigação de concordância com todas as propostas do Executivo.
Lula reforçou que o diálogo com o Legislativo, dentro da Casa Legislativa, é fundamental para promover avanços e garantir o desenvolvimento de projetos de interesse nacional. Além disso, destacou que a participação ativa dos parlamentares no Congresso Nacional é decisiva para o progresso do país. ‘A interação com o Legislativo e a atuação conjunta na Casa Legislativa são pilares para o fortalecimento da democracia e para o avanço de medidas que beneficiem a população’, enfatizou Lula, ressaltando a relevância da colaboração mútua entre os poderes Executivo e Legislativo.
Congresso Nacional: Desafios e Perspectivas
O presidente demonstrou seu otimismo em relação ao trabalho de Haddad e à importância da atuação do Parlamento. Ele ressaltou a necessidade de inteligência e criatividade para alcançar resultados significativos, mesmo diante de recursos limitados. Lula enfatizou que nem todos no Legislativo compartilham das mesmas opiniões, o que exige habilidade para negociar e construir consensos.
Durante a reunião com Lula para discutir a regulamentação da reforma tributária, o ministro da Fazenda destacou a pressão da Câmara dos Deputados para a entrega da proposta. A importância desse diálogo entre o Executivo e o Congresso Nacional foi ressaltada, evidenciando a necessidade de alinhamento para avançar nas pautas legislativas.
A fala de Haddad após um evento no Palácio do Planalto, sobre uma Medida Provisória para o mercado de crédito, ressaltou a relevância de reestruturar esse setor. A iniciativa, denominada ‘Programa Acredita’, busca impactar de forma positiva a economia brasileira, demonstrando a atuação proativa do Governo nesse sentido.
José Guimarães, líder do governo na Câmara, destacou a prioridade da aprovação de projetos que regulamentam questões tributárias e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A agenda intensa do Legislativo reflete a importância de avançar em temas cruciais para a recuperação econômica do país, destacando a relevância das ações do Congresso Nacional como Casa Legislativa na aprovação dessas medidas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo