Sobrevoo 2024 avistou 100 baleias-francas com filhotes na Área de Proteção Principal, é vital para alimentação e disponibilidade de alimento.
Baleia-franca sendo avistada frequentemente no litoral catarinense. Recentemente, o Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba registrou a presença de diversas baleias-francas na região. O sobrevoo revelou 99 animais da baleia-franca, incluindo fêmeas com filhotes e adultos solitários.
Além das baleias-francas, outras espécies também podem ser avistadas no litoral catarinense. A diversidade de animais marinhos na região é surpreendente, proporcionando uma experiência única para os observadores. A conservação dessas espécies é fundamental para manter a riqueza da vida marinha no local.
Baleia-franca: Espécie Ameaçada
A quantidade Record de *baleias Francas catalogadas em Julho impressionou os pesquisadores. O sobrevoo recente ocorreu no mês anterior em toda a Área de Proteção Principal da Baleia-Franca. Isso engloba o trecho que vai de Florianópolis a Balneário Rincão, em Santa Catarina, abrangendo ainda Torres, no Rio Grande do Sul. A observação desses majestosos animais, que ocorre desde 2009, continuará até novembro deste ano.
Baleia-franca: Monitoramento e Avistamentos
Durante o sobrevoo inicial, dois avistamentos chamaram a atenção. A *baleia-franca B228, devido a uma distinta mancha cinza em seu dorso, já teve vários filhotes em Santa Catarina, o último em 2019. Além disso, um filhote semialbino da fêmea B401 foi avistado, esta que já esteve no sul do Brasil em anos anteriores.
Baleia-franca: Migração e Reprodução
As *baleias-francas migram para o litoral brasileiro em busca de acasalamento, nascimento e alimentação dos filhotes. Santa Catarina é um importante berçário para a espécie. As áreas de reprodução costumam ser locais calmos e rasos, oferecendo proteção contra predadores. Em média, as fêmeas têm um filhote a cada três anos.
Baleia-franca: Impacto Ambiental
As baleias-francas, uma espécie ameaçada, quase chegaram à extinção. No litoral catarinense, mais de 1,1 mil *baleias-francas já foram catalogadas desde 1987. A taxa de crescimento da espécie é estimada em 4,8% ao ano. Com o aumento da população de baleias em Santa Catarina, Imbituba, Laguna e Garopaba formam a famosa ‘Rota da Baleia-França’, um destino turístico renomado para observação desses fantásticos animais. Juntas, as cidades oferecem mais de
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo