Às 11h, Dow Jones cai 1,23%; S&P 500 perde 1,59%; Nasdaq afunda 2,45% após dados fracos de desemprego e balanços da Intel.
As principais bolsas de valores dos Estados Unidos sofrem uma queda significativa depois que os dados do relatório de empregos (‘payroll’) de julho mostraram um aumento na taxa de desemprego e uma geração de empregos aquém das expectativas.
Os investidores reagem à baixa nas contratações e ao declínio na criação de empregos, refletindo a preocupação com a economia e o impacto nas empresas.
Fortes sinais de queda após resultados desanimadores
Além disso, balanços de empresas como Intel e Amazon desapontaram investidores e dão apoio ao mau humor nos negócios. Há pouco, por volta de 11h, o índice industrial Dow Jones registra uma queda de 1,23%; o do S&P 500 apresenta uma baixa de 1,59%; e o do Nasdaq sofre um declínio de 2,45%. Os dados abaixo do esperado de atividade econômica nos EUA divulgados ontem já haviam apontado para uma possibilidade de uma recessão, o que foi reforçado hoje. A economia americana gerou 114 mil empregos em julho, uma redução em relação às expectativas (185 mil), e a taxa de desemprego subiu de 4,1% para 4,3%, contrariando as projeções de que se manteria estável.
Impacto da redução nos balanços das empresas de tecnologia
Apesar da queda dos juros dos títulos do Tesouro americano, investidores colocam nos preços a possibilidade de um pouso forçado da economia americana. Segue no radar, ainda, a temporada de balanços, em particular os resultados de gigantes de tecnologia. Ontem à noite, os números da Intel decepcionaram e, além disso, a empresa anunciou que terá de fazer uma redução de custos de US$ 10 bilhões, além de suspender o pagamento de dividendos. Nesta manhã, as ações da Intel derretem, em queda de 27,66%. Já os papéis da Amazon caem 11,48%, também após uma divulgação de balanço que ficou abaixo do esperado pelos investidores. Já a ação da Apple sobe 2,15%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo