Eurostat divulgou crescimento do PIB da zona do euro no 1º tri dentro do esperado, após corte de 0,25 na inflação.
As ações da Europa sofrem desvalorização nesta sexta-feira em um momento de prudência antes do anúncio do payroll dos EUA referente ao mês de maio, um dia após diversos índices europeus atingirem novas máximas após o Banco Central Europeu (BCE) reduzir as taxas de juros pela primeira vez em quase cinco anos. ‘Como era previsto, o BCE implementou um corte de 0,25 ponto percentual, mantendo o horizonte futuro em aberto.
A divulgação do payroll dos EUA é aguardada com expectativa pelos investidores globais, que buscam sinais claros sobre a recuperação econômica. A decisão do BCE e os resultados da folha de pagamento norte-americana terão impacto significativo nos mercados financeiros internacionais nas próximas semanas.
Payroll: Foco na Divulgação de Maio
A lógica por trás do corte de 0,25% nas taxas de juro estava alinhada com a queda da inflação, seguindo a trajetória provável da economia. Segundo Paul Donovan, economista-chefe do UBS Wealth Management, essa medida era esperada. ‘Aplicando a lógica do BCE, é possível prever mais cortes nas taxas ao longo do ano, embora Lagarde tenha evitado indicar isso claramente na coletiva de ontem.’
Donovan destaca que o destaque do momento é a divulgação do payroll de maio, previsto para não trazer surpresas, mantendo-se semelhante a abril, com a criação de 190 mil postos de trabalho e uma taxa de desemprego de 3,9%, conforme o consenso. No mês anterior, foram geradas 175 mil novas vagas.
Analistas do IG observam uma desaceleração nas condições do mercado de trabalho, o que torna o payroll ainda mais relevante, podendo confirmar ou contradizer essa tendência. ‘Dados robustos podem impactar o mercado e potencialmente alterar as expectativas de um corte de juros pelo Federal Reserve em setembro.’
Enquanto isso, o Eurostat revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,3% no primeiro trimestre, após uma queda de 0,1% no trimestre anterior, em linha com as projeções. Por volta das 7h15, o índice Stoxx 600 recuava 0,33% para 522,94 pontos, e o FTSE da Bolsa de Londres caía 0,59% para 8.237,50 pontos. O Dax de Frankfurt perdia 0,69% a 18.524,64, enquanto o Cac 40 de Paris registrava uma queda de 0,58% a 7.993,62 pontos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo