Decisão em Conselho Técnico entre clubes e dirigentes em setembro: jogos em campo neutro na terceira fase da Copa Sul-Americana.
A Confederação Brasileira de Futebol optou por utilizar os períodos de jogos da seleção e analisar possíveis mudanças de local para reagendar as partidas da Série A que foram adiadas devido às inundações no Rio Grande do Sul. A entidade, juntamente com os clubes, também definiu que o Brasileirão terá seu desfecho em 8 de dezembro, sem adiamentos. A tabela completa ainda não foi divulgada pela CBF.
Para garantir a conclusão do campeonato dentro do prazo estabelecido, a entidade está estudando alternativas para a realização dos confrontos pendentes, visando manter a competitividade e a emoção dos duelos. A expectativa é de que as equipes se preparem da melhor forma possível para os próximos jogos e que o desfecho do torneio seja emocionante para os torcedores.
Jogos em Campo Neutro e Inversão de Mando de Campo
A possibilidade de inversão de mando de campo era anteriormente proibida pelo Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro. No entanto, recentemente, essa regra foi flexibilizada para permitir que Grêmio, Inter e Juventude tenham mais tempo para recuperar seus estádios e centros de treinamento. A inversão de mando dependerá de um acordo entre os dois clubes envolvidos em cada confronto. Esta é uma alternativa interessante para os times, pois as previsões otimistas indicam um prazo de 60 dias para a recuperação do Beira-Rio, enquanto as previsões pessimistas apontam para um período de 90 a 120 dias. Alessandro Barcelos, presidente do Inter, destacou a importância dessa medida: ‘É uma possibilidade interessante para nós, pois vamos estudar caso a caso, rodada a rodada, de acordo com a necessidade. O mais importante é que todos os clubes concordaram com essa flexibilização.’
Propostas para Minimizar Prejuízos Técnicos
Alberto Guerra, presidente do Grêmio, revelou que os clubes gaúchos apresentaram duas propostas para reduzir os prejuízos técnicos causados pela situação no Rio Grande do Sul. Uma das propostas envolve a inversão do mando de campo em relação aos times do Sul, buscando flexibilizar as normas da CBF para permitir que os jogos sejam realizados nos estádios locais quando possível. A segunda possibilidade seria a realização de partidas em campos neutros, caso os clubes envolvidos concordem, visando minimizar os impactos negativos da tragédia causada pelas chuvas. Guerra ressaltou: ‘A primeira delas é tentar inverter ao máximo o mando de campo em relação aos times do Sul. Tem que flexibilizar uma norma da CBF para, quando a gente puder jogar, que a gente possa jogar no nosso estádio. A segunda possibilidade seria jogar, com os clubes que concordarem, em dois campos neutros. Isso minimizaria o desequilíbrio técnico da competição.’
Jogos Atrasados e Competições em Setembro
Durante a data Fifa de setembro, que ocorrerá de 2 a 10 de setembro e incluirá duas rodadas das Eliminatórias, Internacional, Grêmio e Juventude terão a oportunidade de realizar seus jogos atrasados das primeiras rodadas do Brasileiro. Além disso, as rodadas 7 e 8 serão disputadas nas duas primeiras semanas de junho. Júlio Casares, presidente do São Paulo, mencionou a possibilidade de flexibilização, incluindo a inversão de mando quando necessário, durante essas datas. Dependendo do desempenho dos times gaúchos nas competições sul-americanas e na Copa do Brasil, é provável que semanas destinadas a essas competições também sejam aproveitadas para partidas do Campeonato Brasileiro. Um exemplo prático disso é o confronto entre Inter e Juventude na terceira fase da Copa do Brasil, onde o time eliminado terá seus jogos do Brasileiro marcados na mesma semana das partidas da Copa do Brasil.
Possibilidade de Não Haver Rebaixamento
Júlio Casares, presidente do São Paulo, foi o primeiro a abordar a imprensa após a reunião e afirmou que a possibilidade de não haver rebaixamento no Campeonato Brasileiro nem sequer foi discutida. Ele ressaltou que nem os clubes do Rio Grande do Sul levantaram essa possibilidade. A questão do rebaixamento não foi um tema em pauta durante as discussões, indicando que a competição seguirá seu curso normalmente.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo