ouça este conteúdo
Data Fifa encerra antes da partida contra o Grêmio dia 13, mas termos do Regulamento sobre Status final viraram obstáculo para diretoria rubro-negra.
O Flamengo decidiu inovar: alugar um jato particular para trazer os seus atletas convocados para o confronto diante do Santos, no dia 13, e dessa forma reduzir em uma rodada as ausências que terá no Campeonato Brasileiro durante a Copa América.
O Flamengo, conhecido como o mais querido time rubro-negro do Brasil, está buscando soluções criativas para lidar com os desafios da temporada. A estratégia de fretar um avião demonstra o comprometimento do clube com o desempenho da equipe.
Flamengo: Desafios da Diretoria Rubro-Negra na Data Fifa
A diretoria rubro-negra baseava suas ações no término da Data Fifa em 11 de junho para realizar uma manobra importante. O objetivo era contar com os uruguaios Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela, juntamente com o chileno Pulgar, no Rio de Janeiro, às vésperas da partida. O Flamengo enfrentava um dilema, pois foi multado pela Conmebol devido ao estouro de 34 bombas pela torcida contra o Bolívar, o que colocava o clube em risco.
No entanto, havia um obstáculo no caminho do Flamengo. Mesmo com a Data Fifa encerrando dois dias antes do jogo e as seleções sendo obrigadas a chegar aos Estados Unidos quatro dias antes do início da Copa América, que estava marcada para o dia 20, o plano do time rubro-negro parecia impossível de ser concretizado. A explicação para isso residia no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores (RSTP) da Fifa.
De acordo com o anexo ‘Liberação de Jogadores para Times da Associação’ (seleções), o parágrafo 7 do artigo ‘Princípios para o Futebol Masculino’ estabelecia regras claras para competições finais. Os jogadores deveriam ser liberados para suas equipes nacionais até a manhã de segunda-feira da semana anterior ao início do torneio relevante. Essa determinação da Fifa complicava os planos do Flamengo.
Com a Copa América iniciando em 20 de junho, a segunda-feira da semana anterior caía no dia 10, dentro de outra Data Fifa que se encerrava em 11 de junho. Isso resultava em um período contínuo para as seleções, como o Uruguai, que dividiu seu elenco em grupos para os amistosos contra Costa Rica e México. Essa situação colocava o Flamengo em uma posição delicada em relação aos seus jogadores convocados.
Para o Flamengo enfrentar o Grêmio, seria necessário um acordo com as seleções. A primeira etapa envolveu convencer os jogadores, que estavam cientes da possibilidade de retornar para apenas uma partida. No entanto, as seleções do Uruguai e Chile não concordaram com a proposta. Caso esses países avançassem até a semifinal da Copa América, o Flamengo poderia sofrer desfalques em até nove jogos do Campeonato Brasileiro.
Além disso, o Flamengo tinha dois jogadores na ‘lista de espera’ da seleção brasileira, indicando a possibilidade de mais desfalques. O elenco rubro-negro desfrutou de três dias de folga após a vitória sobre o Vasco e retornaria aos treinos no Ninho do Urubu. A situação colocava desafios significativos para o Flamengo e sua diretoria rubro-negra no cenário do futebol nacional e internacional.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo