Teresina recebe encontro preparatório do G20 Social para construir agenda 2030 de combate à fome e pobreza com experiências eficientes.
Iniciou-se nesta segunda-feira (20) a reunião preparatória do G20 Social para a cúpula que reúne as principais economias do mundo, que acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro. O encontro se estende até o dia 24, em Teresina, e conta com a participação de 54 delegações de países e organizações internacionais engajadas na elaboração de uma agenda até 2030 para o enfrentamento da fome e da pobreza extrema.
A erradicação da fome e a redução da pobreza são desafios globais que demandam ações coordenadas e eficazes. O comprometimento com a meta de fome zero até 2030 é fundamental para garantir um futuro mais justo e igualitário para todos. As discussões e acordos estabelecidos durante o evento do G20 Social são passos importantes na direção de um mundo mais sustentável e solidário.
Encontro Preparatório G20: Construção da Agenda 2030 para o Combate à Fome e à Pobreza
Durante a abertura do encontro preparatório G20, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou a importância de erradicar a fome em escala global. Com mais de 730 milhões de pessoas enfrentando a falta de alimentação adequada diariamente, a urgência em combater a fome é evidente.
O foco da reunião é reunir as maiores economias do mundo para compartilhar experiências no combate à fome e à pobreza, visando a construção de uma agenda 2030 mais eficaz. Wellington Dias enfatizou a necessidade de países mais desenvolvidos se unirem aos mais pobres, criando uma cesta de alternativas baseadas em práticas eficientes já implementadas ao redor do mundo.
Ao final do evento, está prevista a divulgação de um documento contendo sugestões e contribuições para o combate à fome e à pobreza extrema. O ministro destacou a importância de ouvir lideranças sociais engajadas nessa causa, a fim de extrair propostas que possam ser fundamentais para a aprovação e encaminhamento no fórum do G20.
A presidência brasileira do G20 tem como iniciativa incluir o tema da fome e da pobreza na agenda global, com o compromisso de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, salientou a relevância de debater direitos humanos e meio ambiente no contexto do G20.
O G20 Social, uma novidade trazida pela presidência brasileira, permite a participação da sociedade civil nas discussões sobre políticas públicas. Essa inclusão inédita visa garantir que as decisões tomadas no G20 reflitam as necessidades e demandas da população.
A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada durante a Cúpula Social, agendada para os dias 15, 16 e 17 de novembro. Posteriormente, a Cúpula de Líderes do G20 reunirá representantes dos 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
O calendário divulgado pelo governo brasileiro prevê mais de 120 eventos ao longo do ano, incluindo reuniões técnicas, videoconferências, encontros de vice-ministros e reuniões ministeriais. Essa intensa programação visa fortalecer o diálogo e as ações em prol do combate à fome e à pobreza em escala global.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo