A Aegea desistiu de posição de acionista na privatização da Sabesp devido à poison pill, que impede oferta hostil por International.
A Equatorial Energia foi a única a formalizar uma proposta pela posição de acionista de referência no processo de privatização da Sabesp, informou uma fonte com conhecimento do assunto nesta quarta-feira (26). Na semana passada, fontes afirmaram à Reuters que a empresa de saneamento Aegea e a Equatorial estavam entre os investidores interessados na oferta de ações que privatizará a Sabesp.
O processo de desestatização e privatização da Sabesp tem despertado o interesse de diferentes empresas do setor. A Equatorial Energia se destaca ao formalizar sua proposta, demonstrando sua estratégia para se tornar um importante player no mercado de saneamento. A competição nesse processo promete ser acirrada, com diversas companhias buscando se posicionar estrategicamente no setor de água e saneamento no Brasil.
Processo de Desestatização da Sabesp: Equatorial Energia e Aegea na Posição de Acionistas
O processo de desestatização da Sabesp, liderado pelo Estado de São Paulo, está em andamento, com a intenção de privatizar a companhia por meio de um ‘follow-on’ secundário em duas etapas. A decisão de privatização visa atrair um investidor estratégico para adquirir uma participação de 15% na empresa, mantendo o governo estadual como acionista minoritário.
A notícia da desistência da Aegea em participar do processo de privatização da Sabesp foi divulgada pelo Valor Econômico, citando fontes internas. Segundo informações, a cláusula da oferta que impôs a ‘poison pill’, impedindo um sócio de se tornar majoritário por meio de uma oferta hostil, foi o motivo da desistência.
Em meio a esse cenário, a Equatorial e a Aegea mantêm-se em posição de acionistas, embora não tenham comentado publicamente sobre o assunto. O Estado de São Paulo ressaltou que os finalistas para a tranche prioritária de ações e seus respectivos preços serão divulgados apenas na próxima sexta-feira, mantendo o processo de privatização em andamento.
A privatização da Sabesp tem despertado interesse no mercado, com a expectativa de uma oferta por parte de investidores estratégicos. A busca por um parceiro que possa contribuir para o desenvolvimento da empresa e do setor de saneamento é um dos objetivos do processo de desestatização.
Em paralelo, a oferta por International Paper pela Suzano, a possível multa de US$ 21 bilhões da Microsoft pela UE por violação de lei antitruste e o acordo entre Magazine Luiza e Aliexpress para venda de produtos em seus marketplaces demonstram a dinâmica do mercado atual. A privatização da Sabesp, juntamente com outros movimentos no setor empresarial, reflete a busca por novas oportunidades e parcerias estratégicas.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo