Pesquisa revelou que boneca longa impulsionou busca por saúde reprodutiva feminina e cuidados ginecológicos.
Ao sair de Barbie Land para o mundo real, Barbie precisa manter sua rotina de cuidados com a saúde, incluindo visitas regulares ao ginecologista. Uma pesquisa recente divulgada na última quinta-feira (25) no periódico Jama Network Open revelou que o desfecho do filme de grande sucesso de 2023, ‘Barbie’, impactou o interesse nas pesquisas online por palavras-chave relacionadas à ginecologia.
É fundamental que as mulheres priorizem a saúde reprodutiva, agendando consultas periódicas com o ginecologista para garantir o bem-estar e a prevenção de possíveis complicações. O estudo ressalta a importância de manter-se informada sobre questões relacionadas à ginecologia e buscar atendimento médico especializado quando necessário.
Ginecologia: Importância dos Cuidados Regulares para a Saúde Reprodutiva
Ao analisar 34 termos de busca relacionados ao entendimento dos cuidados ginecológicos, os autores do estudo descobriram que, na semana seguinte ao lançamento do filme em julho de 2023, houve um aumento de cerca de 51% nas buscas por ‘ginecologista’ e ‘ginecologia’. Os pesquisadores também analisaram a influência do longa nas buscas por ‘definição de ginecologista’ combinadas com consultas relacionadas, como ‘O que faz um ginecologista?’. Essa categoria teve um número geral de buscas menor do que ‘ginecologista’ e ‘ginecologia’, mas viu um aumento de 154% quando comparado com as buscas por definição na semana anterior.
Referências na cultura pop podem influenciar comportamentos de saúde entre o público. Um exemplo é quando a ex-apresentadora do programa Today Show, Katie Couric, transmitiu ao vivo sua colonoscopia em 2000, o que aumentou o exame em 21% logo depois. Outro é quando Angelina Jolie publicou um ensaio sobre ter câncer de mama, levando a um aumento de 64% nos testes genéticos, observaram os autores no estudo. Esses exemplos e outros inspiraram os pesquisadores a investigar o efeito ‘Barbie’ no interesse pela saúde reprodutiva das mulheres.
‘Ao tornar esses tópicos menos abstratos, assustadores ou intimidadores, apenas aludindo a eles em filmes e coisas que as pessoas consomem em suas vidas cotidianas, também ajudará as pessoas a estarem mais conscientes de algo com que as mulheres lidam em suas vidas diárias,’ disse Eva Sénéchal, autora principal do estudo e pesquisadora de pós-graduação na Universidade McGill em Montreal, no Canadá.
Analisando as tendências de busca para o termo ‘consulta com ginecologista’, os pesquisadores descobriram que não houve diferença quando comparado com a semana anterior, significando que não houve volume de busca associado à procura por cuidados. Mas os autores observaram que um aumento na busca por cuidados ginecológicos pode não ser capturado com precisão nas tendências de busca. ‘Não sabemos se isso vai impactar o agendamento de consultas no futuro, porque não sabemos quem está pesquisando essas coisas — mas é possível que algo assim desperte a curiosidade e que leve as mulheres a serem mais proativas daqui a alguns anos,’ disse Sénéchal.
Como os dados foram obtidos de mecanismos de busca públicos, os autores não conhecem a demografia dos que realizaram as pesquisas. É possível que as buscas tenham sido feitas por pessoas que não precisam de cuidados ginecológicos, observam os autores no estudo. ‘Eu posso imaginar um garoto de 12 anos indo ver este filme com a irmã nunca tendo ouvido esse termo antes. E talvez seja assim que ele obtenha a motivação para aprender sobre o que é,’ disse Sénéchal. ‘Mesmo que você não precise de um ginecologista, saber sobre a saúde das mulheres é importante para ser um bom amigo.’
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo