Cartunista faleceu aos 91 anos; exposição imersiva em homenagem a ele no Centro Cultural Banco do Brasil com novas dinâmicas e orquestra de cores.
Uma homenagem emocionante destaca o talento do renomado cartunista Ziraldo, conhecido por suas obras marcantes no universo infantil, como ‘O Menino Maluquinho’, e por sua participação na criação do jornal ‘O Pasquim’. O artista multifacetado deixou um legado inestimável para a cultura brasileira, sendo reverenciado por gerações de leitores e admiradores.
Além de suas contribuições inestimáveis como cartunista, Ziraldo também se destacou como escritor e jornalista, trazendo à tona reflexões críticas e criativas em suas diversas produções. Sua genialidade se faz presente não apenas em suas obras mais conhecidas, mas em todo o seu extenso e diversificado repertório artístico, que continua a encantar e inspirar público de todas as idades. O legado de Ziraldo é verdadeiramente imortal, perpetuando-se através de suas histórias e personagens inesquecíveis.
Ziraldo: Um Ícone da Cultura Brasileira
A causa da morte não foi revelada até o momento. Ziraldo deixa três filhos: Daniela Thomas, Fabrízia Alves Pinto e Antonio Pinto, frutos do seu relacionamento com Vilma Gontijo Alves Pinto. Cartunista Ziraldo morre aos 91 anos. Quem foi Ziraldo?
Criador de ‘O Menino Maluquinho’ morreu neste sábado (6). Famosos lamentam a morte de Ziraldo. Exposição imersiva: Uma exposição sobre sua vida e obras acontece desde o início de março, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ).
Experiência Interativa no Mundo Zira
Intitulada como ‘Mundo Zira — Ziraldo Interativo’, a exibição dura até o dia 13 de maio deste ano. A exposição é descrita como uma experiência interativa e sensorial, onde o público será, ao mesmo tempo, espectador, coautor e personagem de um dos maiores ícones da história e cultura do Brasil. A estreia ocorreu em 2022, em Brasília, onde a exposição imersiva foi vista por 65 mil pessoas.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site do CCBB RJ. As histórias infantis contadas por ele em mais de 200 títulos, incluindo Flics, Menino Maluquinho, Turma do Pererê, Menino Quadradinho, entre outros, ocupam o saguão e o quarto andar do CCBB RJ.
Novas Dinâmicas na Exposição de Ziraldo
A direção artística e curadoria são de Adriana Lins e Daniela Thomas, respectivamente sobrinha e filha do artista. A exposição busca unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. ‘Quando pensamos na obra de Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte.
Agora, nessa exposição, queremos ir além das páginas, sair do papel, recriando uma conversa com o seu acervo. Em Mundo Zira, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes’, afirmou a filha mais velha de Ziraldo, Daniela Thomas, curadora artística do Instituto. Quando o visitante entra no saguão do CCBB RJ, já percebe que Ziraldo está presente no prédio.
Uma Experiência Sensorial Única
Balões gigantescos de 3 e 4 metros de diâmetro estarão suspensos no ar com todas as cores do ‘Flicts’ e com as figuras dos amigos do ‘Menino Maluquinho’, dando as boas-vindas e convidando todos a brincar e a viajar no Mundo Zira. No quarto andar, o próprio artista dá as boas-vindas ao público em uma fotografia gigante em preto e branco.
O Menino Maluquinho, então, aponta então para a direção que o visitante deve seguir. Na porta de entrada, Flicts recebe as pessoas que acabam parceiras dessa orquestra de cores e sons, disse Adriana. À medida que as pessoas movem os braços e as mãos como se fossem maestros, o livro vai surgindo em um telão e se animando, fazendo aparecer cores e palavras. ‘Você vira o condutor dessa história.
Vai mergulhando no sensorial e se apropriando dos sentimentos, de percepções, ao mesmo tempo que está brincando, se divertindo’. O projeto é realizado pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo e apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da PRIO, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com informações de Agência Brasil. Tópicos #CNNPop Exposição Morte Ziraldo Compartilhe:
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo