B3 considera estender horário de negociações para aumentar atividade de investidores em operação 24 horas e na primeira bolsa de transações do mercado de ações, incluindo derivativos do Ibovespa.
A consultoria sobre a extensão do horário de negociações 24 horas na bolsa de valores de Nova York (Nyse) está gerando diferentes opiniões entre os agentes do mercado de ações. A proposta de negociações contínuas é analisada em meio a um cenário de expectativas e dúvidas quanto aos potenciais impactos financeiros e operacionais.
Os investidores estão atentos às possíveis mudanças que a pregão estendido pode apresentar em suas estratégias de investimento. Com a perspectiva de operações 24/7 se tornando uma realidade, novas oportunidades e desafios podem surgir no mercado financeiro, influenciando diretamente a dinâmica das transações e a volatilidade dos ativos.
Negociações 24 Horas: Ampliando a Jornada do Mercado Financeiro
Segundo fontes do Financial Times, a Nyse, parte da Intercontinental Exchange, está explorando a possibilidade de estender suas operações para além do horário convencional. Essa consulta surgiu da análise de dados internos, apontando o crescente interesse em negociar ações de empresas líderes, como Nvidia e Apple, durante a noite, entre 20h e 4h, no fuso horário do leste dos EUA.
A tendência das operações 24/7 se tornou um ponto crucial nos últimos tempos, impulsionada em parte pela primeira bolsa a realizar transações contínuas, as negociações de criptomoedas. Esse cenário também é impulsionado pelo aumento da atividade dos investidores, especialmente com os ‘lockdowns’ resultantes da pandemia de coronavírus.
Enquanto os mercados de títulos do Tesouro dos EUA, moedas principais e futuros de índices de ações estão ativos 24 horas por dia de segunda a sexta-feira, as bolsas de valores tradicionais podem estar ficando para trás. A flexibilidade do mercado de ações estendendo suas horas de operação é evidente com corretoras como Robinhood e Interactive Brokers oferecendo acesso ininterrupto às ações dos EUA durante a semana, por meio de iniciativas como o ‘dark pool’, como o Blue Ocean.
No Brasil, a expansão do horário de pregão também é uma pauta em destaque, como adiantado pelo Valor Investe em setembro de 2023. O presidente da B3, Gilson Finkelsztain, mencionou planos de ampliar o horário de negociações para derivativos do Ibovespa, considerando iniciar o pregão estendido entre 18h e 19h, encerrando por volta das 22h. Essa extensão servirá como um teste para futuras ampliações, incluindo ações.
Finkelsztain destacou a importância de discutir a possibilidade de ampliar os horários de negociação para outros instrumentos, como o futuro do câmbio. Entretanto, observou que as complexidades e custos envolvidos nesse processo requerem considerações cautelosas.
Enquanto a bolsa brasileira se prepara para ajustar seu funcionamento, a perspectiva futura inclui a criação de um pré-mercado para alguns ativos até 2025. A B3, segundo Finkelsztain, está alinhada com as demandas do mercado e visa oferecer soluções tecnológicas avançadas para atender às necessidades dos investidores.
A possibilidade de operações 24 horas em grande escala mudaria significativamente a dinâmica do mercado financeiro, desafiando a supervisão regulatória existente e trazendo à tona novos paradigmas de negociação noturna.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo