Feriado de três dias do Eid-al-Adha celebra a história do Alcorão de Deus com boas ações e significado por trás da festa religiosa.
Apesar de os feriados serem frequentemente marcados por festas, refeições compartilhadas, troca de presentes e roupas especiais, especialistas dizem que há benefícios para a saúde em lembrar o significado por trás da celebração. O feriado de quatro dias do Carnaval no Brasil é conhecido por suas festividades coloridas, desfiles de escolas de samba e muita música e dança nas ruas.
O feriado de três dias de Eid-al-Adha celebra a história do Alcorão de Deus aparecendo a Ibrahim, ou Abraão, em um sonho e ordenando-lhe que sacrificasse seu filho como um ato de obediência. Durante essa comemoração, as famílias muçulmanas se reúnem para orações, banquetes festivos e compartilham alimentos com os menos afortunados em um gesto de solidariedade e generosidade.
Feriado: Celebração e Comemoração
O feriado, que começa no domingo deste ano, é determinado pelo calendário lunar, e a Arábia Saudita anuncia as datas de acordo com seu fuso horário. Os muçulmanos acreditam que quando Abraão estava prestes a sacrificar seu filho, um anjo de Deus o deteve e lhe deu um carneiro para sacrificar no lugar de seu filho. Uma versão da história também aparece nas escrituras cristãs e judaicas. Muitas pessoas iniciam a feriada ligando e enviando mensagens de texto para muçulmanos que conhecem em todo o mundo com ‘Eid Mubarak’, que significa festa ou festival abençoado. As famílias normalmente participam de uma oração matinal especial na mesquita local e depois se reúnem com seus entes queridos para festejar durante uma refeição festiva e trocar dinheiro ou presentes. Outros podem fazer uma peregrinação obrigatória a Meca – a peregrinação do Hajj – para visitar os locais mais sagrados do Islão, incluindo a região montanhosa onde ocorreu o festejado ato de Abraão. Os muçulmanos também honram o sacrifício de Abraão com udhiya ou qurbani – sacrificando uma vaca, ovelha ou cabra e depois partilhando a carne com amigos e familiares e oferecendo-a aos necessitados. Muitas pessoas também enviam doações ou fazem pedidos de qurbani em países muçulmanos para alimentar pessoas desfavorecidas. Estas tradições são lembretes de que o desapego, a fé e a prática de boas ações serão recompensados, disse Yasmine Saad, psicóloga clínica e autora na cidade de Nova York. Esta mensagem e os atos piedosos e sociais do Eid, como celebrar com amigos e familiares e divulgar atos de caridade, exemplificam o mindfullness (atenção plena) e podem ser úteis quando implementados regularmente.
Feriado: Significado e Benefícios
‘Eid é um lembrete de que devemos nos esforçar para adicionar mais equilíbrio ao nosso dia a dia’, disse a Dra. Rania Awaad, professora clínica de psiquiatria e diretora do laboratório de Saúde Mental Muçulmana e Psicologia Islâmica de Stanford. Aqui estão algumas lições do feriado do Eid que você pode incluir em sua rotina – não importa em que você acredite. Em sua essência, atenção plena é permanecer no presente, concentrando-se nos pensamentos, sentimentos e arredores sem julgamento. A prática da atenção plena traz vários benefícios à saúde e ao bem-estar, como diminuição da dor, redução do estresse e alívio da sensação de depressão. Mantenha a esperança e procure o lado positivo. A história de Abraão não é facilmente transferível para a vida cotidiana, pois foi um exemplo de um obstáculo extremo, mas a lição de superar as dificuldades e continuar com resiliência é compreensível. ‘O Islã realmente desenvolve esta noção de fidelidade e paciência face a um julgamento’, disse o Dr. Gabriel Reynolds, professor de Estudos Islâmicos e Teologia na Universidade de Notre Dame. Na espiritualidade islâmica, esta mentalidade ‘torna-se uma forma muito importante para os muçulmanos enfrentarem as provações, o sofrimento, a opressão e o mal que sofrem na vida’. Reynolds descreve esta mentalidade como uma ‘força de sustentação’.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo