Características de bilionários, respaldadas pela ciência, impulsionam o sucesso desejado. Bill Gates segue a curva da realidade.
Sabemos de uma verdade que muitos escondem: para alcançar sucesso é necessário ter sorte. Pessoas bem-sucedidas não são mais talentosas que as outras. Elas não são mais esforçadas do que você, nem possuem habilidades secretas. Segundo o MIT e alguns empreendedores de sucesso, o segredo está na sorte. O sucesso não é igualmente distribuído.
Para alcançar êxito em suas empreitadas, é preciso reconhecer a importância da sorte. Mesmo com todo o esforço e dedicação, o fator sorte desempenha um papel crucial no caminho para o sucesso. Aqueles que alcançam o sucesso muitas vezes reconhecem a influência da sorte em suas trajetórias, mostrando que, de fato, a sorte pode ser um diferencial significativo.
A Importância da Curva da Sucesso na Realidade das Pessoas Notáveis
Na realidade, a sua distribuição segue a chamada curva da lei do poder, que afirma que um pequeno número de pessoas acaba com a maior parte do dinheiro ou qualquer outro indicador de sucesso material. Aceitar que o êxito nessa escala está muito além do controle de qualquer indivíduo é o primeiro passo para compreender a dinâmica do sucesso.
Mas podemos fazer coisas que contribuam para o sucesso desejado. Pessoas de sucesso compartilham três hábitos que, embora não afetem a sorte em si, podem te aproximar do sucesso desejado. Enquanto esperamos que a sorte chegue até nós, podemos implementar esses três hábitos em nosso dia a dia, que são apoiados pela ciência.
Bill Gates segue a regra das cinco horas e, semanalmente, não deixa de investir pelo menos cinco horas aprendendo algo novo. Para fazer isso, leia bastante. O hábito de ler não é exclusivo de Gates. É algo constante em todas as pessoas de sucesso. Warren Buffett, Richard Branson, Barack Obama e Elon Musk confirmaram que leem muito. Mark Cuban afirmou que a leitura é vital se quisermos alcançar o sucesso, e a ciência reafirma a sua teoria: os leitores regulares não só alcançam melhores resultados acadêmicos, como também são mais felizes, mais saudáveis e mais inteligentes emocionalmente. Ler até reconfigura seu cérebro. De acordo com um artigo do professor de Harvard Joseph Henrich, ajuda você a concentrar e captar informações complexas.
A curiosidade é outro hábito mental que você deve cultivar se quiser ter grande sucesso. Não é por acaso que as pessoas mais inteligentes compartilham o traço da curiosidade. Está diretamente relacionado ao hábito de ler, mas pode ser cultivado sem leitura. Como Mark Cuban afirmou no vídeo que falamos antes, a curiosidade é outro hábito mental que você deve cultivar se quiser ter grande sucesso. ‘Tudo muda. Você sempre tem que estar curioso. Você tem que saber o que está acontecendo. Você tem que estar atento’, disse ele. Como aponta esta publicação do Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley, a curiosidade nos ajuda a ter sucesso. Com ela, temos mais prazer no aprendizado, mais engajamento e maior desempenho acadêmico, bem como no trabalho. Além disso, pesquisas mostraram que a curiosidade está associada a níveis mais elevados de emoções positivas, mais baixos níveis de ansiedade, mais satisfação com a vida e maior bem-estar psicológico.
Um projeto de pesquisa da McKinsey concluiu que a agilidade resulta em uma mudança radical no desempenho e torna possível superar as organizações que já nascem ágeis. É muito bom aprender muito, mas também precisamos colocar em prática o que aprendemos de forma ágil para não ficarmos para trás. É preciso saber se adaptar rapidamente. Para despertar a nossa mente e torná-la mais ágil, podemos combinar os dois traços anteriores de curiosidade e leitura, ou fazer.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo