Pesquisa da Paraná Pesquisas questionou brasileiros sobre disputa presidencial. Margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta terça-feira (29), um estudo de intenção de voto para presidente com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra sete nomes da direita e outros políticos, como os governadores Eduardo Leite (PSDB) e Helder Barbalho (MDB) e Ciro Gomes (PDT), em uma eventual disputa presidencial. Esse levantamento contou com a participação de 2.020 pessoas, que foram ouvidas presencialmente em todo o país, no período de 27 de abril a 1º de maio.
Além disso, a pesquisa também revelou que a popularidade de Lula se manteve estável em relação aos últimos meses, conforme a análise dos dados coletados. Esse tipo de pesquisa é fundamental para compreender o cenário político atual e as preferências dos eleitores, contribuindo para uma visão mais clara do panorama eleitoral no Brasil.
Pesquisa Eleitoral: Análise dos Cenários Presidenciais
A margem de erro, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%, são elementos essenciais para a compreensão dos resultados de qualquer pesquisa eleitoral. De acordo com o levantamento realizado, 43,4% dos entrevistados afirmaram preferir Michelle Bolsonaro, enquanto 34,7% demonstraram mais simpatia por Janja, conforme apontado pela Paraná Pesquisas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento sobre a revista íntima em presídios, enquanto o ministro Lewandowski agendou o lançamento de diretrizes para o uso de câmeras corporais para a próxima terça-feira (28).
No primeiro cenário apresentado, com a presença de Jair Bolsonaro, o ex-presidente alcançou 38,8% das intenções de voto, contra 36,0% de Lula. Ciro Gomes obteve 8,4%, seguido por Eduardo Leite com 3,4% e Helder Barbalho com 1,0%. Vale ressaltar que Bolsonaro encontra-se inelegível após condenação por abuso de poder político e econômico pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a impossibilidade de concorrer em eleições até 2030.
Em um cenário alternativo, Lula registrou 36,6% das intenções de voto contra 33,0% de Michelle Bolsonaro, enquanto Ciro Gomes obteve 10,1%. Eduardo Leite e Helder Barbalho alcançaram 3,8% e 1,4%, respectivamente.
Outros cenários apresentados incluem disputas com Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Tereza Cristina, Ratinho Júnior, Romeu Zema, entre outros, revelando diferentes configurações de intenção de voto e preferências eleitorais.
A pesquisa eleitoral analisou diversos cenários presidenciais, destacando a importância do levantamento, estudo e análise detalhada dos resultados para compreender as tendências e preferências do eleitorado.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo