Em junho, no Brasil, a data comemorada coincide com a véspera de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
O Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho no Brasil. Foto: Getty Images / BBC News Brasil O Dia dos Namorados é uma data especial para casais expressarem seu amor e carinho um pelo outro. No Brasil, a comemoração acontece de forma única, diferenciando-se de outras partes do mundo.
No Dia de Amor, também conhecido como Valentines Day ou Day of Love, é celebrado em 14 de fevereiro em diversos países, como nos Estados Unidos e na Europa. Apesar das diferenças de datas e tradições, o importante é demonstrar amor e gratidão à pessoa amada. O Dia dos Namorados e o Dia de Amor são oportunidades para celebrar o amor e fortalecer os laços afetivos.
Dia dos Namorados: Uma Data Comemorada no Brasil
O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil desde 1948. A data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.
Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. O dia 12, por sua vez, está na véspera da celebração de Santo Antônio, que é famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro. Unindo, então, o útil ao agradável, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país.
A data começou a ‘pegar’ no Brasil no ano seguinte, quando mais regiões começaram a aderir — posteriormente, a comemoração tornou-se nacional. Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país — atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Com o incentivo à troca de presentes entre namorados, a data ajudou a aumentar as vendas do comércio em junho.
Valentines Day e Dia de Amor: Origens e Histórias
Dia de São Valentim, celebrado nos Estados Unidos e na Europa, é muito anterior ao Dia dos Namorados no Brasil. A data começou a ser celebrada no século 5. Há algumas explicações para a história, mas a mais famosa é a de que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século 3.
Segundo esse relato, o imperador Claudio 2º baniu os casamentos naquele século por acreditar que homens casados se tornavam soldados piores. Valentim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele quebrou a lei e passou a organizar cerimônias em segredo. No Brasil, Santo Antônio é mais famoso como casamenteiro do que São.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo