O mercado espera declarações sobre juros e termos: queda, papéis, retorno de 6%, retirada, prêmios, risco.
Hoje, o mercado financeiro registrou mais uma baixa nas taxas do Tesouro Direto, em relação ao encerramento de ontem, que também terminou com uma queda. Contudo, os títulos indexados à inflação continuam proporcionando rendimentos acima de 6% e os pré-fixados próximos de 12%.
Para quem busca investir com segurança, é importante ficar atento às movimentações da política monetária e suas influências nos títulos públicos. Acompanhar de perto as mudanças no cenário econômico pode ser fundamental para tomar decisões assertivas no Tesouro Direto.
Tesouro Direto: oportunidade de investir em títulos públicos mesmo com queda de juros
Respondendo à questão do título da matéria, é possível observar que os papéis do Tesouro Direto continuam em níveis atrativos para os investidores interessados em adquirir títulos públicos, apesar da queda nas taxas de retorno.
Por volta do meio-dia, destaca-se o Tesouro IPCA 2045 como o título com o maior retorno, oferecendo 6,11%, ligeiramente abaixo dos 6,13% registrados no encerramento do dia anterior. Já o papel com vencimento em 2029 apresentava um retorno de 6,08%, enquanto no dia anterior oferecia 6,10%.
No segmento dos títulos prefixados, também houve uma diminuição nas taxas. Os títulos com vencimentos em 2027 e 2031 ofereciam taxas de 11,08% e 11,75%, respectivamente, no mesmo período.
Neste momento, o mercado segue em um processo de redução dos prêmios de risco, aguardando as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em busca de insights sobre a política monetária, que pode influenciar a trajetória das taxas de juros. Vale ressaltar que as taxas e os preços dos títulos têm uma relação inversamente proporcional.
Isso significa que, tanto nos títulos prefixados quanto nos atrelados ao IPCA, quanto maior a taxa de retorno, menor será o preço dos papéis e vice-versa. Portanto, mesmo que o aumento das taxas seja favorável para os investidores, garantindo uma rentabilidade maior se mantiverem o investimento até o vencimento, o valor de mercado dos títulos tende a diminuir, resultando em uma perda temporária para os detentores dos papéis.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo